Ao pedir um crédito habitação em Portugal, uma das exigências mais importantes por parte dos bancos é a apresentação de prova de rendimento. Entre recibos de vencimento, contratos de trabalho e extratos bancários, muitos clientes perguntam: é possível usar o IRS como prova de rendimento? Neste artigo, esclarecemos esta dúvida, explicamos como decorre o processo e damos dicas essenciais para quem está a pensar comprar casa.
Todos os bancos portugueses avaliam cuidadosamente a capacidade financeira dos candidatos a crédito. Os documentos mais comuns para provar rendimento são:
Sim, a declaração do IRS pode ser usada como um dos comprovativos de rendimento, especialmente para profissionais independentes, trabalhadores a recibos verdes ou pessoas com fontes de rendimento variáveis.
No entanto, a declaração do IRS é geralmente usada como complemento e não substitui por completo outros documentos como os recibos de vencimento ou extratos bancários. Ou seja, os bancos analisam a declaração do último ano fiscal para avaliar:
Para profissionais liberais, empresários em nome individual ou trabalhadores sem rendimentos fixos, a declaração de IRS ganha ainda mais peso. Nestes casos, além da declaração, os bancos podem pedir:
Se vais comprar casa, eis algumas dicas para facilitar a aprovação do teu crédito habitação:
Na maioria dos casos, não é suficiente apresentar só o IRS como prova de rendimento. O ideal é juntar o IRS a outros comprovativos, como recibos de vencimento ou extratos bancários. Se tiveres rendimentos estáveis, isso joga a seu favor e pode aumentar as tuas hipóteses de aprovação do crédito.
Prepara-te com antecedência: quanto mais transparente for o teu processo, mais seguro é para o banco conceder-te um empréstimo e menor o risco de surpresas desagradáveis durante a aprovação.
Precisas de orientação para preparar o teu pedido de crédito habitação? Deixa as tuas dúvidas nos comentários, partilha este artigo ou contacta-nos para avaliar a melhor solução para o teu caso.