Os estrangeiros estão cada vez mais a procurar casas em Portugal. De facto, nos últimos tempos, o interesse de estrangeiros pela habitação nacional tem aumentado de forma expressiva.
Em 2022, a compra de casas em Portugal por estrangeiros aumentou 70%. E, tudo aponta para que, em 2023, apesar do contexto de incerteza (com inflação alta e subida das taxas de juros) o sector imobiliário continue a ser um “porto de abrigo” para o investimento estrangeiro em Portugal (em especial, investidores europeus e dos EUA), e o aumento da procura seja uma das tendências a marcar o mercado imobiliário.
Quais as motivações dos estrangeiros para comprar casa em Portugal?
A relação qualidade-preço das casas, o custo e a qualidade de vida, e o facto de Portugal estar a poucas horas de avião dos principais centros de decisão da Europa, são aspetos determinantes.
Mas, há várias outras razões, de que destacamos: posição geográfica privilegiada do nosso País, distante de guerras; clima ameno; bonitas paisagens; boas praias; gastronomia típica; simpatia das pessoas; segurança; etc.
Quais os objetivos dos estrangeiros com a compra de casa em Portugal?
As finalidades principais da aquisição de casas em Portugal por parte de estrangeiros, são para viver e para passar férias. Mas, também, para fazer negócio com o arrendamento ou alojamento local.
Qual a origem dos estrangeiros?
Os Estados Unidos da América, é o país que gerou mais pesquisas de casas em Portugal, no terceiro trimestre de 2022, e com um crescimento muito significativo quando comparado com o período homólogo de 2021.
Seguem-se o Brasil, a França, a Suíça, e o Reino Unido.
Onde estão os estrangeiros a comprar casas?
O distrito mais procurado pelos estrangeiros continua a ser Lisboa, e sempre a aumentar. Seguem-se o Porto, Braga, Aveiro, Leiria.
Em termos de concelhos, os mais procurados foram: Lisboa, Loulé, Albufeira, Cascais e Porto.
Que tipo de casas procuram os estrangeiros?
Os estrangeiros procuram fundamentalmente moradias, seguindo-se apartamentos.
Cenário otimista para 2023
Prevê-se, assim, um cenário otimista para Portugal, no ano de 2023, no que ao investimento estrangeiro no imobiliário diz respeito, apesar de haver alguma imprevisibilidade do mercado internacional relativamente às consequências económicas derivadas da guerra na Ucrânia.
Se necessitar de mais informações, não hesite, contacte-nos!