Estrangeiros e a aquisição de casa em Portugal

Estrangeiros e a aquisição de casa em Portugal

Portugal, com uma localização privilegiada, o clima, o mar, a beleza natural, a gastronomia, a segurança, o sistema de saúde pública, o custo de vida, entre outros fatores, é cada vez mais um destino turístico para milhões de estrangeiros.

Estes fatores determinam também o interesse de turistas e outros estrangeiros na aquisição de uma casa no nosso País. Como comprova, por exemplo, o facto de, nos últimos anos, o grande aumento do número de turistas americanos, ter influenciado a procura de casas por cidadãos daquele país. Portugal é visto como um local na moda para se viver.

De facto, a procura de casa por parte de estrangeiros tem vindo a aumentar em Portugal. E, mesmo numa conjuntura desfavorável, com a subida das taxas de juro e o aumento da inflação, a tendência não parece alterar-se, ao que não será alheio os programas de isenções fiscais existentes no nosso País (como “vistos gold”), que o tornam mais competitivo.

Procura de casa por estrangeiros aumenta

De acordo com o INE, a venda de casas a cidadãos de outros países, disparou mais de 70% no 1º trimestre deste ano, face ao período homólogo de 2021 (foram comprados 2.556 imóveis).

No 2º trimestre, manteve-se uma dinâmica semelhante na procura de casa por parte de estrangeiros.

No último trimestre, de acordo com estudos recentes, o número de estrangeiros que procuraram casa no nosso País cresceu 29%, face ao período homólogo de 2021, com destaque para norte-americanos. Mas, também, brasileiros, franceses, suíços e ingleses. E, o interesse foca-se principalmente em moradias, mas também em apartamentos.

A procura de casa, nas plataformas imobiliárias, por parte dos norte-americanos registou um crescimento de mais de 900% face ao período homólogo de 2021 (2,5 milhões de pesquisas).

Os fatores referidos e que diferenciam Portugal face a outros países, são atrativos designadamente para jovens trabalhadores, “nómadas digitais” e até reformados. Mas, também, investidores.

A pesquisa de casas por parte dos estrangeiros é para habitação própria e permanente, mas também para férias, ou simplesmente como um investimento. E, apesar de Lisboa e o Porto serem os distritos com mais procura, o interesse verifica-se igualmente por zonas periféricas e em muitas outras localidades de Portugal (como Braga, Leiria, Aveiro).

De referir que, o segmento das casas de luxo, em particular, continua a crescer à medida que vai atraindo mais investidores estrangeiros.

Estrangeiros têm acesso ao crédito habitação?

Sim, se é estrangeiro, não residente, e está interessado em comprar uma casa em Portugal, saiba que pode aceder a um crédito habitação.

Para o efeito, o estrangeiro tem que ter um número de contribuinte português, o chamado NIF (número de identificação fiscal), e ter um representante fiscal no País, enquanto não tiver residência em Portugal.

Para saber como funciona um crédito habitação para estrangeiros, as condições, a documentação necessária e como se desenvolve todo o processo temos ao seu dispor o artigo “Sou estrangeiro. Posso ter acesso ao crédito habitação?”

Pode mais informações e/ou esclarecimentos, não hesite em contactar-nos!

Faça a sua simulação gratuita e sem compromissos

Descubra como poupar no seu Crédito Habitação

Simular Crédito Habitação