O mercado imobiliário enfrentou e enfrenta vários desafios, mas a venda de casas continua a fazer-se a bom ritmo, e as perspetivas futuras são animadoras para o sector. O mercado imobiliário resistiu bem a um grande desafio, os dois anos de forte incidência da pandemia de Covid-19, em 2020 e 2021, cujos confinamentos influenciaram os comportamentos das pessoas e famílias.
Ainda este desafio não tinha acabado, e outro surgiu, em Fevereiro 2022, com a guerra na Ucrânia, que causou uma crise no fornecimento de matérias-primas e outros materiais, que afetaram a atividade económica na Europa, e obviamente em Portugal.
Mas, mais uma vez, o mercado imobiliário mostrou a sua resiliência, e foi-se ajustando à nova realidade internacional.
Por isso, apesar dos desafios referidos, houve um aumento de transações em 2021 e 2022, e permite haver a expetativa de que o mercado imobiliário continue em alta nos próximos tempos, mesmo com as novas tendências que vão surgindo.
Um novo conceito de casa
A pandemia de Covid-19 gerou uma nova tendência no que se refere ao conceito de casa. Na generalidade, as famílias passaram a ver a casa enquanto “centro da vida”, valorizando mais a localização e os espaços.
Na realidade, a venda de habitações nos últimos tempos têm evidenciado esse novo conceito, nomeadamente em termos da importância e valorização dadas aos espaços exteriores e envolventes às habitações, e ao interior das casas, com a opção por maiores áreas das divisões, em especial as destinadas a escritórios/espaços de trabalho, e também as inovações tecnológicas.
A perceção de casa de “luxo” está a mudar
Até há algum tempo, associava-se a compra de uma casa de “luxo” a quem tivesse um elevado poder de compra. A perceção de “luxo” era diferente.
Agora, a perceção que as pessoas e famílias têm das casas é distinta, associa-se mais o “luxo” a experiências diferenciadas que a casa pode proporcionar. Ou seja, uma “casa rica” não é necessariamente uma “rica casa”. Atualmente, o conceito de “luxo” das famílias está mais associado ao conforto, à qualidade de vida, à possibilidade de ter uma casa onde concretizem os seus sonhos e se sintam felizes.
A tecnologia e a vertente humana no negócio imobiliário
Em consequência dos constrangimentos provocados pelos desafios ao mercado imobiliário, há dois aspetos que têm sido fundamentais nos últimos anos:
Por isso, se precisar de informações ou ajuda na avaliação de um negócio imobiliário, não hesite, contacte-nos.