Todos os dias entram no mercado imobiliário dezenas de casas reabilitadas ou para reabilitar. A reabilitação de casas para habitação ou venda, é um dos mercados que, atualmente, se encontra em alta em Portugal, havendo uma procura cada vez mais intensa de casas reabilitadas face a uma oferta insuficiente para lhe dar resposta.
De facto, a reabilitação de casas tem gerado muito interesse junto de investidores, seja para venda posterior (com valorização) ou para arrendamento, porque há muitas pessoas que procuram opções diferentes de alojamento.
Deste modo, a reabilitação é uma das tendências que vai continuar a marcar o mercado imobiliário em Portugal no decorrer do ano de 2023, por duas motivações essenciais:
A sustentabilidade vai influenciar a reabilitação de casas nos próximos anos. A própria Comissão Europeia desenhou, no âmbito do “Fit for 55”, medidas para pressionar os proprietários a reabilitar e remodelar as casas de forma a melhorar a sua eficiência energética. E, há cada vez mais essa consciência por parte dos investidores e das famílias.
Por isso, no ano 2023 e no futuro, a tendência será para reabilitar as casas com consciência ambiental, sabendo que os critérios de sustentabilidade se deverão sobrepor aos custos imediatos de uma obra que á partida podia ser mais barata, mas que ao longo da vida seria caríssima em manutenção e consumo (eletricidade, gás e água).
E, hoje, podemos já constatar que a reabilitação tem estado a mudar a forma como as pessoas olham para as habitações e como fazem as suas escolhas no momento de comprar uma casa.
Se necessitar de mais informações, não hesite, contacte-nos!