O seu crédito habitação foi contratado com um determinado banco, mas pode mudar, não tem que manter o empréstimo até ao fim do contrato nesse banco. Numa conjuntura em que os juros estão baixos, e há uma grande concorrência no sector bancário, pode renegociar o crédito habitação com o seu banco ou, pode transferi-lo para outro banco que lhe ofereça melhores condições de financiamento (após o 2º ano de contrato).
Em qualquer dos casos, pode significar poupar muito dinheiro.
Como conseguir a poupança?
No crédito habitação, a poupança pode ser conseguida em duas hipóteses:
- Redução da prestação mensal;
- Diminuição do prazo do contrato.
Vejamos:
Redução da prestação mensal
Com uma nova proposta de financiamento, em que o spread é mais baixo (paga menos juros), reduz a prestação mensal do crédito habitação, o que permite ganhar uma folga no orçamento familiar para outros encargos; e, tem duas opções:
- Redução da prestação mensal mantendo o prazo do contrato, diminui o custo total do empréstimo;
- Redução da prestação mensal aumentando o prazo do contrato, aumenta o custo final do crédito, porque com mais tempo de contrato paga mais juros.
Encurtar o prazo do contrato
Com uma nova proposta de financiamento, em que o spread é mais baixo (paga menos juros), se decidir reduzir o prazo do crédito habitação, permite pagar o empréstimo mais cedo do que estava previsto no contrato e tem duas opções:
- Redução do prazo do contrato, mantendo o valor da prestação mensal, diminui o custo total do financiamento.
- Redução do prazo do contrato, aumentando o valor da prestação mensal, paga menos juros, o que lhe permite poupar muito dinheiro no fim do contrato.
Qual destas hipóteses será a mais vantajosa?
Depende da avaliação do seu caso em concreto, do seu orçamento familiar. Do ponto de vista financeiro, são duas boas opções:
- Se optar pela redução do prazo, e pagar o crédito habitação mais cedo do que o previsto, o crédito fica mais barato, uma vez que paga menos juros;
- Se optar pela redução da prestação mensal, fica com uma folga para controlar/equilibrar o seu orçamento familiar.
Outras informações
- Uma nova proposta de financiamento pode gerar maior poupança ainda, porque pode aproveitar para anular outros produtos que adquiriu na contratação do crédito, e de que agora não precisa (cartões de crédito, seguros, etc.)
- Ao longo do contrato, pode ir procurando melhores condições para o seu crédito habitação. Solicite propostas/simulações, e faça a comparação, para verificar quanto pode poupar. Como não é um processo fácil, pode recorrer a um intermediário de crédito que o ajudará a analisar e a tomar a melhor decisão.
Descubra quanto pode começar a poupar imediatamente através de uma rápida simulação.